Nossa História

A Comunidade Católica Jesus Menino surge como uma nascente pura e cristalina que cria um grande rio. Nos movimentos Católicos de grupos de jovens no bairro Corrêas, na cidade de Petrópolis - RJ, Brasil, Cristo viu potencial no jovem Antônio para cuidar de “Anjos na terra”.


O Seminário para formação de sacerdotes, também localizado em Corrêas, não tocou suficientemente o coração do jovem em busca de “algo mais”, porém foi determinante para selar um encontro de grandes e eternos irmãos. Tônio e Quinha cresceram juntos no bairro Lajinha, em Petrópolis, e fizeram caminhada no grupo de jovens. Foram para o seminário. Tônio abriu as portas e permitiu que Quinha entrasse primeiro, pois quisera Deus que Quinha cuidasse de homens e mulheres, através do sacerdócio e do trabalho de caridade, e Tônio deveria seguir em busca da sua missão, até então desconhecida.

 

Determinou Deus, que o amigo Elísio convidasse Tônio para conhecer uma casa que abrigava crianças especiais, a clínica Girassol. Chegando à clínica, Tônio deparou-se com o primeiro Anjo da terra: Alexandre. “– Ei moço, você quer ser o meu pai?” perguntou o menino. Estas foram as palavras-chaves que deram início a caminhada da Comunidade Católica Jesus Menino.

 

Mais tarde, Tônio aceitou o convite para ministrar aulas de religião na clínica. Assim, começaram os primeiros contatos com as crianças especiais.

As dificuldades, estruturais e humanas, na clínica fomentavam a mente de Tônio para pensar em alguma solução. Surgia a possibilidade da aquisição de uma casa para abrigar as crianças.

 

A necessidade de dividir essa grande responsabilidade, fez com que Tônio procurasse seu conselheiro espiritual, naquela época, Dom Veloso. Após algumas reuniões e orientações, o estatuto começava a ser formado e a criação da Comunidade tomava forma. Em meio a muitas dificuldades e barreiras, que caiam à medida que a caminhada em Cristo se fortalecia, era formava a Comunidade.

Alguns membros fundadores foram convidados. Estes seriam o alicerce da importante obra que surgia na Rua Carvalho Junior, número 278, no bairro Corrêas, oficialmente foi inaugurada a Comunidade Semeadores de Cristo.

 

Marcelinho e Alexandre, os primeiros Anjos, depois Fabiano, Rita e Miguel. A casa estava cheia de Anjos, de muito trabalho e de muito amor. Tônio ainda arrumava um tempinho para continuar ministrando as aulas de religião na clínica Girassol.

 

Como toda caminhada em Cristo exige lutas, Dom Veloso pede a Tônio para reformular o estatuto, criar novas determinações e a mudar o nome da Comunidade. A equipe de Semeadores era chamada de “bando de loucos”,  devido a pouca estrutura e muita vontade de lutar pela vida. Assim, surge o nome definitivo: Comunidade Católica Jesus Menino.

A busca pela primeira casa própria, devido a necessidade de mais espaço e conforto para as crianças, foi conquistada no endereço: Rua Mercedes, número 1000, em Corrêas. Sob muitas graças, só Deus sabe como foi possível. A aquisição deste imóvel apontava e nos dava segurança das mãos de Cristo e as bênçãos de Maria Santíssima, nesta obra Divina.

 

A casa onde o sonho começou sucumbia. A clínica Girassol fechava as portas e do alto do morro, onde moravam as crianças, era possível ver todo o movimento na clínica Girassol. Muitas crianças descartadas e sorteadas ao destino. Inconformado e nervoso com a situação, Tônio não sabia o que fazer. “- O meu coração quer todas, mas não posso meu Deus”, chorando Tônio lamentava. Pois não tinha mais espaço para receber outras crianças.


Novamente, Cristo agiu e tocou no coração do amigo Zeca. Ele não abriu somente o coração, mas as portas de sua casa, não medindo esforços para resgatar o máximo de crianças possível. Trinta e seis, das mais de cento e vinte crianças, foram acolhidas no espaço da casa do amigo Zeca. Esta seria a segunda casa das crianças.

Durante a caminhada, surge ainda uma terceira casa na Estrada do Ribeiro, número 478, também em Corrêas, casa doada pelas Irmãs de Santa Catarina. Cada dia mais, Deus chamava pessoas para esta obra.

 

A Comunidade Católica Jesus Menino crescia em membros e na Fé. Várias parcerias e amizades consolidaram-se: Canção Nova, Fazenda Esperança, Dunga, entre outras.


Uma viagem a Pernambuco, Brasil; Um homem italiano, Geampiero; Uma visita a Comunidade Católica Jesus Menino, programada para três dias, prolongadas por seis meses.
 

Geampiero estava totalmente comprometido com a vida da Comunidade e sentiu uma vontade de divulgar as atividades vividas por ele,  aos amigos da Itália.
 

Os dias se passam e um convite para participar de um encontro religioso, Cerco de Jericó, no bairro Vale do Carangola, indicava as boas novas que estariam para acontecer. No trajeto ao encontro, Tônio observa uma pequena placa escondida, “VENDE-SE”. Um lindo sítio, que fez brilhar seus olhos e chegou a desejar aquele lugar para as crianças viverem. Mas como? Se não tinham nenhuma verba?


Geampiero convida Tônio para uma viagem à Itália. Ele sabia que poderia contar com a ajuda dos irmãos italianos.

Uma missa na Itália, e um e-mail da Comunidade lido durante a missa, toca no coração de Franco e Franca, fragilizados e sensibilizados com a doença mortal do filho Andrea, de apenas quinze anos, que estava com câncer no cérebro.

O Anjo italiano unia-se aos Anjos do Brasil. Alex, Felipe e Antônio Miranda passaram a enviar mensagens de incentivo a Andrea. Os pais de Andrea relatavam que sempre quando liam as mensagem, o jovem sentia-se animado e mais disposto. Andrea parte para o céu, antes da viagem de Tônio.

Nos dias que seguiram, Tônio viajou para a Itália junto com o amigo Geampiero. Lá, o encontro emocionante com Franco e Franca, e a ausência do jovem Andrea que deixara um legado de amizade, seria eternizado com uma atitude maravilhosa. Andrea, antes de sua partida para o céu, desejou que tudo o que era devido a ele em vida, fosse doado para as obras da Comunidade Católica Jesus Menino,  dos amigos Felipe, Antônio Miranda e Alex.


A compra do sítio no Brasil estava garantida. Mais do que a compra, nasce nesse laço de amizade a Comunitá Jesus Bambino, na Itália. Uma iniciativa magnífica de Franco e Franca, incentivados pelo jovem Andrea.

Obrigado, Andrea! Obrigado, Franco e Franca! Deus abençoe esta família que ouviu o chamado de Cristo.

O mesmo Cristo que rompe barreiras da cor, da raça, das diferenças, une continentes e pessoas. Basta abrirmos os nossos corações e permitirmos que as obras aconteçam.

 

A família Jesus Menino é composta por pessoas especiais. É uma família comum como a sua. Com momentos de alegrias, dificuldades, perdas, conquistas, mas acima de tudo, com muito amor.


 

Primeiro lar da comunidade Jesus Menino.

Festa de 1ª comunhão das  crianças (clínica Girassol).

Família Jesus Menino

Família Jesus Menino.

Jovem Andrea.

Residência da comunidade.

Fundador da Comunidade Jesus Menino

Tônio Palestrando.

Contatos:

Telefone: (24)2242-4208

Fale conosco pelo Whatsapp

what.png
  • Facebook CCJM
  • YouTube CCJM
  • Instagram CCJM

Tônio Tavares

Fundador da CCJM

O ideal que Deus me chamou a viver estou tentando responder com a minha vida, mas o prosseguimento dele depende de todos nós.

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

Comunidade Jesus Menino - CNPJ 36.052.249/0001-98. Estrada  Divino Espírito Santo, 577 Carangola CEP: 25715-410  Petrópolis - RJ.

Primeira casa da Comunidade Jesus Menino.