Nosso Carisma

Viver em pequenos lares com crianças especiais abandonadas, dando-lhes uma verdadeira Família.

A identidade da Obra

A Comunidade possui uma alma, identidade que só quem vive ou tem contato é capaz de entender a experiência do céu que se faz presente nesta obra. Curioso porque lidamos com pessoas que são excluídas pela sociedade, abandonadas por suas famílias e, no entanto, é justamente neste ambiente que aprendemos verdadeiramente o que é amar.

 

Os acolhidos não gostam da gente por conta da nossa posição na sociedade, status, cargo que ocupamos, eles não fazem cálculos... O amor e apreço se apresentam de forma incondicional, livre e sem interesse, tal como devem ser.

 

Em vários momentos somos surpreendidos com lições de ternura, perdão e desprendimento. Isto, nos ensina o verdadeiro sentido de acolher.

 

Para a Comunidade Católica Jesus Menino, acolhimento é muito mais do que dar comida, um lugar ao sol e roupas limpas, mas acima de tudo resgatar a dignidade de pessoa humana, formando uma família com quem não tem ninguém. Isto é tão forte e verdadeiro, que muitas pessoas em momentos de dor e dificuldades procuram a Comunidade para que também possam usufruir desse acolhimento, nem que seja por um instante. Daí, vem todo o sentido da frase que resume a comemoração dos nossos aniversários da Obra. “Comunidade Jesus Menino, sempre Gerando Vidas”.

 

De fato, o ato de resgatar a dignidade de quem foi excluído e abandonado, possibilita o gerar vida. E como não poderia deixar de ser verdadeira vida, não fica somente dentro de casa. Nossa missão perpassa as barreiras dos muros e das cidades, pois alcança membros, funcionários, benfeitores, amigos, voluntários e tantos outras pessoas que buscam a Comunidade. O acolhimento nos contagia e enche de vida, porque em sua essência está o amor. Isto nos enriquece e nos transforma em pessoas melhores.

Estrutura

Em 2001, conseguimos a doação de um sítio plano, realizada por uma família Italiana.
 

Atualmente, a sede da Comunidade Católica Jesus Menino é neste sítio doado pelos amigos Italianos, de 23 mil metros quadrados. Um local privilegiado, onde já temos diversos projetos para expandir ainda mais o carisma, para que no futuro possamos acolher ainda mais filhos.

 

A Comunidade conta com a ajuda de 700 voluntários pelo mundo, com 43 (quarenta e três) filhos sobre nossos cuidados, 10 membros leigos consagrados e 22 casais aliançados. Além de 23 pessoas comprometidas com consagração total e 24 em discernimento no Brasil, 10 em Portugal, 25 pessoas comprometidas na Itália e 20 pessoas comprometidas nos Estados Unidos.

 

Casa Santa Clara (acolhidas, acolhidos acamados e consagradas).
 

Casa de São Francisco (acolhidos paraplégicos e autistas e vocacionados masculinos).
 

Casa Andréa Picotto (acolhimento a vocacionadas em experiência e visitantes, e atualmente, residência da acolhida Camila).
 

Casa São Judas Tadeu (acolhimento a vocacionados em experiência).
 

Casa Madre Teresa de Calcutá (centro terapêutico).
 

Sala D. José Fernandes Veloso (atendimento fisioterápico).
 

Casa Martha Robin (administração).
 

Escolinha São João Paulo II (Escola Familiar)


 

Com a oportunidade de viajar para Itália e para Alemanha, conseguimos iniciar a Comunidade Católica Jesus Menino Itália, um grupo de apoio e voluntariado externo.

Família Jesus Menino

Funcionários – amigos dedicados que trabalham dia após dia para o bem da Obra.
 

Benfeitores, Amigos e Voluntários – pessoas que generosamente oferecem muito de seu tempo e trabalho para que o Projeto Jesus Menino aconteça.
 

Coordenação Terapêutica – formada por 2 psicólogos que buscam a Saúde Mental de toda a Obra: acolhidos, membros, voluntários e funcionários.
 

Conselho de Administração – gerencia e executa toda a parte financeira junto com o administrador e toda a Comunidade.
 

Diretor Espiritual – sacerdote nomeado pelo Bispo Diocesano que atua como formador dos membros e responsável pela vida espiritual da Obra.

Nossa missão está alcançando o mundo. Já visitamos vários países e passamos por várias cidades, sempre anunciando o dom e o valor da vida. Confira aonde já estivemos:
 

Brasil - Paraná, Minas Gerais, Tocantis, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Goiás, Brasília, Goiânia, Espírito Santo, São Paulo, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Alagoas.

Portugal - Porto, Lisboa, Fátima, Guimarães, Vila do Conde, Coimbra e Vila Real.

Itália - Veneza, Milão, Roma, Verona, Turim, Cuneo, San Giovanni Rotondo, Trieste, Pádua, Assis e Bari.

Alemanha - Munique, Berlim e Colônia.

Luxemburgo - Capital.

Áustria - Viena e Salzburgo.

Suíça - Zurique e Berna.

Polônia - Varsóvia

Croácia/Bósnia - Medjugorje

Hungria - Budapeste

Holanda - Den Haag e Amsterdã

Peru - Lima

Argentina – Córdova e Buenos Aires.

Paraguai – Assunção e Luque.

Estados Unidos - Miami, Flórida, Washington, Nova York, Filadélfia, Nova Jersey, Chicago e Minnesota.

México - Guadalupe e Cidade do México.

Panamá - Cidade do Panamá

 

Hoje, buscamos doações e realizamos retiros para discernimento vocacional. Juntos, acolhidos, vocacionados, voluntários e funcionários formamos uma verdadeira família. 


Estamos prontos para acolher aqueles que desejarem fazer conosco uma experiência de vida consagrada. Também contamos com a sua oração por novas vocações, pois a Missão é sublime!

O ideal que Deus me chamou a viver

estou tentando responder com a minha vida, mas o prosseguimento dele depende de todos nós.
Tônio Tavares (Fundador da CCJM)

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

  • Facebook
  • YouTube

CONTATO >

Tel.: (24) 2242-4208

E-mail: comunidadejesusmenino@hotmail.com

Copyright 2020

Comunidade Católica Jesus Menino